Investir na Bolsa de Valores, o que fazer primeiro?

Investir na bolsa de valores parece complicado? Não é tão complicado assim, mas exige algum aprendizado antes de sair fazendo qualquer coisa.

Primeiro de tudo, ache uma corretora. Existem dezenas no mercado, até o seu banco pode funcionar como corretora, porém cada uma delas vai te cobrar 2 taxas importantes que vc deve pesar antes de qualquer coisa:
  • Taxa de Custódia: Significa quanto você vai pagar para que a corretora mantenha suas ações compradas em seu poder. Uma vez compradas as ações serão suas, registradas em seu nome, porém para que possa negociá-la, sempre necessitamos de um custodiante. Algumas corretoras cobram valores altos, outras não cobram nada se fizer alguma compra/venda no mês e outras não cobram nada independente de qualquer coisa.
  • Taxa de Corretagem: É o valor que você terá que pagar caso faça uma operação de compra ou venda de uma ação. Qualquer compra e venda envolve alguns impostos e taxas para a Bolsa, que são os mesmos independente de corretora, e uma taxa que a sua corretora vai te cobrar para realizar aquela operação. Essa taxa pode ser fixa ou variável de acordo com o valor negociado. Existe planos de todos os tipos, veja bem antes de assinar com alguma corretora.
Antes de começar, pesquise qual a melhor corretora para o que precisa. Se for negociar muito pouco, só de vez em quando, procure uma que te cobre pouco ou nada pela custódia, independente do valor de corretagem, afinal não irá fazer muitas. No caso inverso, quando pretende sempre comprar ou vender ações para aproveitar as oscilações do mercado, busque uma que te ofereça um bom valor de corretagem independente se cobra ou não custódia.

Eu opero pela MyCap, que não me cobra custódia e a corretagem é baixa. No meu plano não tenho muitos benefícios mas tenho o básico que preciso.

Achou sua corretora? Pronto, você está pronto para operar. Pesquise, estude as melhores oportunidades de empresas para investir seu dinheiro e fazê-lo trabalhar pra você.

Comentários