Quem estudou um pouco mais de matemática sabe que os juros compostos fazem os valores se multiplicarem ao longo do tempo e o mesmo acontece com os investimentos.
Imagine que, pensando sempre no longo prazo quando o tempo faz os investimentos crescerem muito, você invista por 10 anos e depois deixe o dinheiro render por outros 20 anos, totalizando 30 anos, sem colocar nenhum centavo nesse investimento.
Por outro lado, alguém não investiu nada nesses 10 anos e quis correr atrás do prejuízo, se comprometendo a investir pelos próximos 20 anos, para ter o mesmo montante que a pessoa que investiu 10 anos e parou, deixando apenas render.
Fazendo uma simulação com um rendimento de 1% ao mês e digamos que a pessoa que começou antes investiu 280 reais por 10 anos e zero reais por 20 anos, no final dos 30 o montante total seria de aproximadamente 700 mil reais.
Para ter os mesmos 700 mil reais no final dos 20 anos, a pessoa que começou "atrasada" 10 anos, teria que investir, aproximadamente 700 reais por mês durante 20 anos! 3,5 vezes a mais que o que começou mais cedo e pelo dobro do tempo.
Veja no gráfico abaixo o quanto cada pessoa que começa mais cedo precisa investir por mês se quiser parar mais cedo também para atingir o mesmo valor, considerando nessa simulação 1% ao mês (caso o rendimento mude os valores também mudam):
No gráfico, todas as linhas terminam juntas em 700 mil, estamos mostrando apenas os primeiros de 30 anos. Cada linha é um cenário e temos alguns outros exemplos bem interessantes:
- Se a pessoa investe menos, ou seja, 200 reais, vai precisar investir por 30 anos ao invés de 10 (linha azul escura).
- Se a pessoa puder investir um pouco mais, por exemplo 480 reais, vai poder parar com 5 anos (linha azul clara).
- Levando ao limite, digamos que a pessoa queira colocar apenas 1 mês todo o valor para render por 30 anos, ela precisaria de 19 mil e 500 reais (R$ 19.500) aproximadamente (linha preta).
Se variarmos o percentual de rendimento para baixo, por exemplo 0,5% ao mês, os mesmos 200 reais investidos por 30 anos chegam acumulam com os rendimentos o valor de 200 mil reais aproximadamente. A metade do rendimento gera uma perda de 72% no valor acumulado final.
Além disso, para atingir os mesmos 200 mil reais, quem quiser investir por 10 anos e parar terá que desembolsar 375 reais (e não mais 280 reais), quase 100 reais a mais por mês.
Caso queiram novas simulações, deixam um comentário aqui embaixo que faço novos posts com novas simulações.
As mensagens que ficam são:
1) Comece cedo, mesmo que com pouco;
2) Não busque ganhos impossíveis pois não precisa se tiver tempo, mas saiba que cada 0,1% por mês conta muito. Escolha bem os investimentos para longo prazo.
3) Quem começa a investir cedo pode se dar ao luxo de parar de investir mais cedo ou passar a investir em outras coisas enquanto seu dinheiro continua rendendo. Quem começa tarde, precisa fazer um sacrifício maior.
Espero que tenham gostado desse post curto mas que me trouxe muitos insights ao ver os números na planilha.
Comentários
Postar um comentário